Evolução do secretário


A evolução do profissional de secretariado teve destaque a partir da década trinta, principalmente com aumento do êxito feminino no mercado de trabalho, pois conta com uma característica que até pouco tempo atrás não era levada em consideração, que nada mais é do que a intuição feminina.
O novo ambiente empresarial mudou o perfil do profissional Secretário, que começou a ter um papel de destaque na empresa, o seu potencial foi reconhecido, criando a possibilidade de construir uma carreira tão promissora como a de qualquer outro executivo. A transformação nas funções de secretário não aconteceu por acaso, acompanhou a abertura dos mercados, a reengenharia das empresas e a necessidade de profissionais multidisciplinares e com poder de decisão dentro das corporações.
Com o passar do tempo tornou-se importante dominar a arte da informática e bem como a visão geral precisou ser ampliada, pois o profissional passa a ver a empresa sob diferentes ângulos resolve com criatividade e supremacia os problemas que surgem no dia-a-dia.
Actualmente, a Secretária, já não atende somente ás solicitações do seu chefe, não se limita a redigir cartas, a atender telefonemas, arquivar ou ainda anotar recados. A secretária de hoje é muito mais importante e tem tarefas mais complexas num lugar de confiança no seio de qualquer empresa, sendo um “braço direito” para o executivo.
As características humanas que fazem parte do Perfil da Secretária, são ter capacidade de liderança e empreendedorismo, criatividade, comprometimento, discrição, bom senso, maturidade emocional, saber trabalhar em equipe, ser humilde e tentar melhorar (actualizar-se). Esta deve ser eficaz e executar todas as suas tarefas com a máxima concentração de forma que todas elas fiquem bem realizadas.
A secretária nunca deverá acomodar-se com a posição que ocupa na empresa, mas sim procurar vencer todos os desafios que surgem no dia-a-dia. Ter autonomia e tentar alcançar o seu espaço na empresa.Para ser uma boa Profissional não basta ter grandes conhecimentos informáticos, administrar contactos, agendas e/ou serviços, para ter sucesso, a Profissional necessita de manter-se informada e de ter conhecimentos não só sobre o seu trabalho, mas também sobre a empresa, o país e o mundo, só com estas características a secretária será respeitada e valorizada.

As características humanas que fazem parte do Perfil da Secretária, são ter capacidade de liderança e empreendedorismo, criatividade, comprometimento, discrição, bom senso, maturidade emocional, saber trabalhar em equipe, ser humilde e tentar melhorar (actualizar-se). Esta deve ser eficaz e executar todas as suas tarefas com a máxima concentração de forma que todas elas fiquem bem realizadas. A secretária nunca deverá acomodar-se com a posição que ocupa na empresa, mas sim procurar vencer todos os desafios que surgem no dia-a-dia. Ter autonomia e tentar alcançar o seu espaço na empresa.Para ser uma boa Profissional não basta ter grandes conhecimentos informáticos, administrar contactos, agendas e/ou serviços, para ter sucesso, a Profissional necessita de manter-se informada e de ter conhecimentos não só sobre o seu trabalho, mas também sobre a empresa, o país e o mundo, só com estas características a secretária será respeitada e valorizada.