Dactilografia


Dactilografia é a ciência e a arte de digitar textos através de um teclado.Actualmente existem dois padrões para os teclados: QWERTY e Dvorak

Técnica
A técnica básica de dactilografia consiste em manter os pulsos erguidos, ao invés de apoiá-los sobre a mesa, pois isto pode causar síndrome do túnel carpal. O dactilógrafo deve manter os cotovelos ao lado do corpo, levantar ligeiramente as mãos sobre o teclado. A maneira mais eficiente de dactilografar é manter os olhos na tela do dispositivo, corrigindo possíveis erros mais rapidamente. Esta técnica se chama dactilografia por toque, e é o contrário da técnica de "catar milho". Actualmente quase todo teclado possui marcas sobre as letras F e J, que servem para o dactilógrafo encontrar a posição inicial de digitação apenas com o tacto. Para pôr os dedos na posição inicial basta colocar os dedos indicadores sobre as teclas marcadas, e os outros dedos sobre as teclas imediatamente vizinhas.

Como usar o teclado de forma eficiente


Tanto se usa o computador o 8 horas diárias quanto poucas vezes em um mês, você se beneficiará deste guia do usuário. Este guia está baseado em anos de estudos realizados pela Logitech em relação às formas mais eficientes de digitar, clicar e apontar. Quando quiser saber mais sobre como melhorar a organização da sua área de trabalho, faça o download das nossas orientações de conforto. Os teclados dos computadores são os sucessores das máquinas de escrever utilizadas no século XIX. A disposição (localização das letras no teclado) não sofreu alterações desde a invenção da máquina de escrever. Tal disposição é diferente dependendo do país. O primeiro computador surgido na década de 60 contou com um design de teclado um pouco diferente dos teclados encontrados hoje no mercado. Entretanto, a disposição das teclas ainda é a mesma e exige treino para ser usada eficientemente.

Como usar a área de trabalho
A área de trabalho vem com um mouse e um teclado. Ambos dispositivos funcionam juntos para proporcionar soluções de navegação, edição e digitação em um ambiente de software. Siga estas orientações no uso de ratos e teclados:
  • Em primeiro lugar, coloque o teclado na sua frente sobre a mesa. A distância adequada é aquela na qual os cotovelos estejam junto das laterais do corpo e os dedos alcancem o centro do teclado.
  • Se for destro, coloque o mouse à direita do teclado.
  • Mantenha o mouse o mais próximo possível do teclado, de modo que você possa mover a mão sem que o polegar toque o teclado.
  • Ao mover a mão do mouse para o teclado, o cotovelo de estar junto da lateral do corpo.
  • Se tiver um apoio para os pulsos, use-o entre as tarefas com o teclado, não enquanto estiver digitando. Usá-lo ao digitar pode aumentar a pressão contra a mão e pode causar traumatismo.
  • Quando estiver com a mão direita sobre o mouse, recomenda-se usar o lado esquerdo do teclado com a mão esquerda. Pode haver funções específicas como ferramentas de navegação da Web que podem ser realizadas com a mão esquerda. Como o recurso de navegação com duas mãos que apresentam alguns teclados da Logitech. Que apresenta benefícios ergonómicos explicados em Design e conforto na área de trabalho. Isto pode aumentar sua produtividade e diminuir o cansaço. Trabalhar, jogar ou se comunicar desta forma pode aumentar a sua produtividade e pode melhorar muito o conforto ao utilizar o computador.

Como posicionar as mãos sobre o teclado:
Coloque a mão esquerda do lado esquerdo da área de digitação, com o dedo indicador sobre a tecla F.
Coloque a mão direita no centro da área de digitação, com o dedo indicador sobre a tecla J. As teclas F e J apresentam um pequeno ponto ou traço sobressalente que permite senti-las mesmo sem olhar para o teclado.
O teclado de navegação e o teclado numérico são usados somente com a mão direita. As teclas F são compartilhadas pelas duas mãos.

Como digitar:
Há duas maneiras de digitar: digitar utilizando os 10 dedos sem olhar para o teclado com os olhos fixos no monitor ou “catar milho” utilizando vários dedos e procurando cada tecla olhando para o teclado. O teclado está pensado para ser utilizado das duas formas.
Cada dedo tem uma posição fixa na área de digitação para que a digitação seja uma tarefa fácil e rápida. A ilustração seguinte mostra estas teóricas posições, que depende de você utilizá-las ou não:
Os dedos devem tocar o centro da tecla e voltar a uma posição de descanso (com as letras visíveis acima dos dedos) na fileira de início (a terceira fileira a partir da parte inferior do teclado, conforme indicado na ilustração, onde se encontram as teclas F e J).
Ao digitar, as mãos devem flutuar sobre o teclado. Quando não estiver digitando, as mãos podem descansar sobre a mesa ou sobre o apoio para o pulso se este tiver sido colocado.
Combinação de teclas: As teclas Shift, Control (Ctrl) e Alt Gr são usadas em combinação com outras teclas alfanuméricas da área de digitação. Elas devem ser pressionadas quando outra tecla for usada.







Testa a velocidade de digitação
31 palavras

Speed test