Como sentar correctamente em frente um computador


● Mantenha o topo da tela do vídeo ao nível dos olhos e a distância certa de um comprimento de um antebraço.
● Mantenha a cabeça e pescoço em posição recta e ombros relaxados.
● Vídeo na altura dos olhos e a cerca de um antebraço de distância ou 45 cm a 70 cm.
● Mantenha o antebraço, punho e mãos em linha recta (posição neutra do punho) em relação ao teclado.
● Mantenha o cotovelo junto ao corpo num ângulo de 90º.
● Mantenha a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou no suporte das costas.
● Mantenha um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira.
● Mantenha ângulo de 90º para as dobras do joelho.
● Mantenha os pés apoiados no chão ou use um descanso para os pés.

posicao_computador1.jpg

Ergonomia

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.
A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho.
A Ergonomia é a aplicação de conhecimentos científicos relativos ao Homem para conceber objectos, sistemas e envolvimentos adequados. Sistemas de trabalho, de desporto, de lazer, ou outros, devem incluir princípios ergonómicos na sua concepção, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem-estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas. A Ergonomia está presente em tudo o que envolve as pessoas.
É uma ciência multi-disciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc.
A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.

Escritório

Um escritório costuma ser a divisão das empresas dedicada á escrita e papéis onde as pessoas se induzem para colocação do correio em ordem, das obrigações fiscais, mas também pode ser em uma casa o local utilizado para efeitos recreativos e de escrita. Um papel associativo é o local de arquivo dos papéis.
É composto por uma mesa de escrita, uma cadeira de escritório — ambas as peças adequadas ergonomicamente à actividade exigida de escrita. Também se encontra uma estante de livros, para a consulta como para arquivo de papéis e pastas.
Em algumas casas, onde o escritório é espaçoso, também costuma existir um sofá dedicado à leitura descontraída. Em algumas empresas, formas de divisão evitam os barulhos externos.

Postura

Postura é um conjunto em posição das articulações do corpo no instante determinado ou indeterminado por um ser. Esse instante pode ser dinâmico ou estático, ou com o tempo, devido a causas fisiológicas ou patologias, vir a ser autónomo. A postura é a maneira como o corpo se equilibra, é uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e o aparelho locomotor. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta, sendo parte primordial e essencial da postura, vai determinar sob diversas influências a direcção que será acometida dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravidacional mais económico, desde que se adopte a postura erecta. Em um indivíduo ocorrem informações entre o sistema nervoso e o cérebro provenientes de 3 fontes para o equilíbrio do corpo no espaço, seja em pé, sentado ou em movimento.
Existem diversas doenças causadas pela postura incorrecta. Alguns nomes conhecidos:
· Hiperlordose: desvio acentuado da curvatura convexa da coluna lombar e cervical;
· Escoliose: desvio lateral da coluna;
· Hipercifose: desvio acentuado da curvatura côncava da coluna na região torácica (corcunda) ou sacral.

A atitude básica para o equilíbrio do corpo e, consequentemente, para a emissão da voz, é a seguinte:
· Pés: Confortavelmente. O peso do corpo deverá estar igualmente distribuído pela borda externa dos pés pelo metatarso;
· Músculos: Relaxados;
· Cintura pélvica: Suspensa sobre o diafragma para manter a energia do som;
· Cabeça: Erecta. Bem equilibrada na cintura escapular;
· Cintura escapular: Deve permanecer descontraída;
· Linha da cabeça: A cabeça deve manter uma linha de como se estivesse suspensa por um "fio de cabelo" na parte do redemoinho, isto é, no centro, como se fosse a continuação das vértebras cervicais.


Muitas pessoas que utilizam computadores regularmente e por longos períodos de tempo sofrem frequentemente de: - Dores de costas; - Rigidez de pescoço e ombros; - Dores e tensão nas mãos e dedos; - Tendinites dos pulsos; - Pernas cansadas; - Aparecimento de varizes; - Problemas oculares. Na sua maioria, estes problemas estão relacionados com posturas incorrectas do corpo e com outros hábitos que podem mesmo dar origem a lesões graves e incapacitantes para o trabalhador. Mantenha o alto astral. Saúde não é somente o bem-estar físico, mas também mental e espiritual. Além do corpo, também precisam estar em ordem as suas ideias e emoções. Reserve sempre um tempo para você, para pensar nas suas coisas pessoais, lembre-se que os outros preferem ver você alegre e feliz.




ergonomia.jpg